- Bom para se fazer uma boa viagem deve-se comprometer a ter bons costumes antes de colocar o carro na estrada.
![]() |
| Checar os pneus do Veículo |
- Revisão nos pneus ,
- Documentos necessários em caso de fiscalização,
- Revisão no motor e no veículo em geral.
- Cinto de segurança e obrigatório para todos os componentes do carro.
- Se for beber não dirija , espere umas horas chegue ao destino valerá a pena esperar o destino para começar a beber.
- Se tiver crianças no carro , conforme a lei siga e coloque a cadeira de acordo com idade. Educação no trânsito
- Evite interromper o seu passeio, e siga com segurança, atenção e responsábilidade.
![]() |
| Aruanã - Rio Araguaia |
Se trata de um lugar lindo , e para que ele continue lindo só depende de você e depende de mim também assim como de todos os amantes do Rio Araguaia, não jogando lixo nas praias quando estiver acampado, não jogar lixo no Rio.
Não tente atravessar o rio a nado , pois isso não irá te dar nenhum record mundial de natação no Rio Araguaia pelo contrário vai sim correr o risco de interromper seu passeio e poderá ter que voltar mais cedo para casa.
Assim como em Aruanã em outros lugares se você não possui um barco a motor de popa, você poderá chamar os piloteiros que são pessoas experientes e conhecedores do Rio, que irá lhe proporcionar um belo passeio de barco, para você sua família possa desfrutar das belezas do Araguaia.
Além das belezas , da águas e do pôr do sol, o Araguaia também oferece seus perigos e mais alguns cuidados deve-se tomar.
![]() |
| Enxames de Abelhas |
- Enxames de abelhas ou mesmo suas colméias, são bastante comuns no Araguaia e podem, as colméias, estar situadas tanto no alto – árvores – como ao nível do chão, em troncos caídos, ocos de tocos de árvores, etc. Em qualquer circunstância, ao se ver envolvido com abelhas, cuide para não esmagá-las. Isto, provavelmente causa um odor que termina por atrair todo o enxame. A regra geral é evitar barulho – mesmo falar deve ser evitado – e movimentação desordenada.
- Existem inúmeras espécies de aranhas tanto nas matas das margens, como nos outros tipos de vegetação ou terreno existente na região. Em grande parte, são inofensivas e até úteis, todavia, podem ocorrer uma ou outra espécie peçonhenta. Os dois tipos mais comumente encontrados são as armadeiras e as caranguejeiras (em Goiás, chamadas de caranguejos) que podem ser cinzentas, pretas ou, mais raramente, vermelhas. As do tipo armadeira são consideradas muito venenosas, todavia, são extremamente rápidas e costumam fugir, raramente causando acidentes. As caranguejeiras, em sua maioria, são mais lentas, porém pouco agressivas e de veneno menos violento. A excessão corre por conta de uma espécie de cor vermelho fogo, não muito grande e um tanto peluda. Essa, além de bem agressiva, possui veneno bastante ativo, principalmente se a vítima for criança ou pessoa idosa. Ao calçar botas, sapatos, ou vestir roupas que tenham ficado expostas, procure bater ou sacudir bem o objeto antes de fazê-lo, o que oferece grande possibilidade de evitar problemas com este tipo de inseto.
- A piranha vermelha (ou cajú) pode, em certas circunstâncias constituir um risco sério. Em algumas ocasiões, por algum fator ainda não totalmente explicado, ela se torna extremamente agressiva, ocorrendo em cardumes em alguns pontos do rio, mesmo em locais em que o mesmo corre mais rápido – contrariando a crença de que ela não ataca na correnteza -. O perigo é real, pois nessas condições ela ataca qualquer coisa que caia na água. Também nos locais em que a água é parada (ou quase), nos lagos e lagoas (principalmente as mais pequenas) ou ainda, se a pessoa apresentar algum ferimento ou perda de sangue, haverá risco de ataque. Caso seja atacado, saia da água o mais rápido que puder! Não hesite em gritar por ajuda, se necessário. Busque auxílio médico imediato pois a mordida normalmente atinge vasos sangüíneos causando grande hemorragia.
- Há, pelo menos uma espécie de jacaré, no araguaia que é perigosa ao homem. Trata-se do agressivo e, não raro, gigantesco jacaré negro Ao contrário das demais espécies, o arurá não foge rapidamente a aproximação do homem, quer esteja este embarcado ou não. E se as condições não lhe forem absurdamente desvantajosas, pode até mesmo atacar embarcações de alumínio, levando a situações difíceis de serem previstas. Já foram vistos exemplares com 5 metros de comprimento ou até mais, e além de ter o corpo negro, com manchas brancas ou claras no peito e membros, possui a característica de boiar com toda a extensão do corpo na superfície da água, inclusive a cauda. Prestar a atenção em aguadas e locais de banho é uma forma de prevenção. Nunca permanecer desatento na beira da água (ou em borda de embarcação). Crianças devem merecer cuidados especiais.
![]() |
| Aranhas |
![]() |
| A piranha vermelha |
![]() |
| Jacaré Negro |
- Bom mais perigosos animais rodeiam o araguaia assim como a serpente que é uma injustiçada pela natureza e que conta visitantes e amantes do Rio a anos que nunca ouviu-se dizer que cobras venenosas tenha atacado ser humano. Mas como e bom evitar, se for andar em matos e bom sempre prevenir usando botar , calçar cumpridas e andar olhando aonde pisa, pois elas so vão querer se defender, tem também um pernilongo o conhecido pólvora que atormetam os acampamentos mas para evitar e desegradável amiguinho use roupas leves , calças e roupas de mangas cumpridas.
- Nem só de beleza vive o Araguaia e também nem só existe perigo por ali, ainda passa pela lista dos perigos do Rio, o peixe-elétrico, cujo choque, provocado por uma descarga que pode ser mais ou menos intensa, é mais desconfortável do que propriamente doloroso ou a grande sucuri, que pode atingir proporções bastante avantajadas, mas que é de muito pouco risco real, a não ser para crianças ou dentro da água. Animais selvagens de porte, raramente se deixam ser vistos pelo homem e quase nunca constituem risco, a não ser que estejam defendendo a prole. Tanto nos rios, quanto nas lagoas e lagos, é comum a existência de arraias – ou raias, como são também chamadas -. É uma espécie de peixe cartilaginoso, semelhante a um bandolim, em sua curiosa forma arredondada, e que possuem um ou mais esporões na base ou parte média da curta cauda.
- Por isso todo cuidado e ainda pouco !!
Mas tem a bela natureza que não atinge o homem e não oferece risco algum...
![]() |
| Arara Azul |







